



Denise Lopes
Ministério da Mulher
Ministério da Recepção
AFAM
“Pus minhas palavras em sua boca e o cobri com a sombra da minha mão, eu que pus os céus no lugar, que lancei os alicerces da terra, e que digo a Sião: ‘Você é o meu povo’." (Isaías 51:16 - NVI)
​Baseando-nos na filosofia do ‘Cada Um Salvando Um’ e no propósito do Ministério da Mulher, no último quinquênio buscamos:
-
Ajudar as mulheres em seu crescimento integral, trabalhando os quatro principais pilares da sua vida: plenitude em Deus, consigo mesma, com sua família e com a missão.
-
Aumentar o número de mulheres envolvidas na missão e ativas como discipuladoras.
-
Estabelecer a Semana do Evangelismo Feminino, tendo o apoio dos demais departamentos.
-
Fortalecer a liderança por meio de trimestrais e do Curso de Liderança.
Baseados nesses objetivos, desenvolvemos diversos projetos e estratégias, buscando atender também às necessidades específicas das mulheres da USB, que representam 57% dos fiéis da Igreja.
Projetos sugeridos para o crescimento integral das mulheres
Plenas com Deus:
-
Bom Dia Mulher - vídeos devocionais e incentivos para o estudo da Lição da Escola Sabatina;
-
Retiros espirituais - realizados com temas variados ao longo dos cinco anos;
-
Grupos de Intercessão - encontros semanais de oração, com temas definidos e apoios de banners digitais para a divulgação.
-
Quartas de Poder - cultos mensais com temas diferentes a cada ano, acompanhados de um sermonário oficial, apresentações em Powerpoint e outros recursos visuais.
-
Mulher Fiel - semana especial, que acontece de forma on-line ou presencial, com material digital para fortalecer a mordomia feminina.
-
Dez horas de Jejum e Oração - realizado dentro do programa dos 10 dias de Jejum e Oração.
(antes da pandemia)
(ano da pandemia)
(antes da pandemia)
(ano da pandemia)
(até setembro)




Plenas consigo:
-
Projeto ELAS (Especial, Linda, Amada e Saudável) - mais de 20 conteúdos em PPT foram disponibilizados, visando o bem-estar da mulher e também como estratégia evangelística.
-
Estudo Vida Plena - estudo sobre os oito remédios naturais aplicados à saúde feminina.
-
Quebrando o Silêncio - realizado anualmente, com temas de combate e denúncia da violência e que promovem a cultura da paz. O programa acontece com a parceria dos departamentos dos Desbravadores, Ministério da Criança e Ministério do Adolescente.
-
Outubro Rosa - projetos de prevenção do câncer, com ações nas igrejas e na comunidade.
-
Feiras de Saúde - participação em parceria com outros departamentos, promovendo a qualidade de vida.
-
Revista QS Teen - Há 10 anos consecutivos, a União Sul-Brasileira é responsável pela produção da revista Quebrando o Silêncio Teen, distribuída em oito países da América do Sul. Em 2020, foram impressos 332.080 exemplares, e em 2025, o número alcançou 850.454 revistas, demonstrando o crescimento e o alcance do projeto ao longo do tempo.
(período da pandemia)
(ano da pandemia)
(até setembro)
(período da pandemia)
(ano da pandemia)
(até setembro)




Plenas na família:
-
Mães que Transformam o Mundo - Conteúdo em textos e vídeos com dicas para a maternidade, incluindo reflexão e intercessão pelos filhos.
-
A Experiência do Sábado - Seminários e sugestões de como tornar o sábado um dia especial, incluindo sugestões para culto de pôr do sol e receitas para sexta à noite e sábado.
-
Mãe Plena - Seminários e conteúdos quinzenais sobre maternidade, disponibilizado para as participantes de grupos específicos do WhatsApp.
-
Bom dia Mulher - Meditações diárias em vídeo, distribuídas pelas redes sociais. No quinquênio foram 1.096 vídeos.
-
Mulher Máxima - Lançamento do site mulhermaxima.org.br.
-
Mulher Plena - Criação do perfil no Instagram: @mulherplenausb
(período da pandemia)
(ano da pandemia)
(até setembro)




Plenas na missão:
-
Projeto MEL - destaque para a implementação, em 2025, do programa Rainha Master.
-
Ateliê da Bíblia - classe bíblica que integra o estudo da Bíblia com alguma atividade artística.
-
Estudo Bíblico ‘A Mais Doce Verdade’ - disponível em português, inglês e francês, e também no digital para o português, com material impresso e em PPT.
-
Chá Evangelístico - com diferentes formatos que unem o evangelismo da amizade e condução para estudos bíblicos.
-
Pequenos Grupos - disponibilização de três materiais impressos e em PPT: Lares de Esperança e Cura, Seja o Seu Melhor e Floresça.
-
Semana do Lenço Amarelo - semana especial usando o lenço do Projeto MEL, nas atividades diárias como testemunho e ações sociais na comunidade.
-
Sábado Missionário da Mulher Adventista - realizado com foco no incentivo à missão, normalmente utilizado como momento de treinamento do Projeto MEL.
(sem dados registrados)
somente após o 4º trimestre
(período da pandemia)
(ano da pandemia)
(até setembro)
(período da pandemia)
(ano da pandemia)
(até setembro)




Em 2025, implementamos o nível Rainha Master, ou seja, àquela mulher que discipula outra MEL, enquanto juntas discipulam uma pessoa levando-a a Jesus.
Neste ano, temos muito o que agradecer a Deus, pois o Projeto MEL completou 20 anos de existência, sempre incentivando e inspirando as mulheres a usarem seus dons em ministérios ou frentes missionárias, independentemente da configuração ou ministério da Igreja.




Liderança:
-
Treinamentos integrados com os Campos.
-
Capacitação, anual e trimestral, das coordenadoras distritais do MM.
-
Orientação às líderes das igrejas - momento trimestral que acontece por meio das coordenadoras distritais.
-
Materiais de suporte para compreensão do trabalho - uma agenda da Líder do MM, com a Revista Liderança Máxima e vídeos explicativos dos projetos.
-
Curso de Liderança Feminino - disponibilização de 20 aulas com material em PDF, vídeos e certificação pela Faculdade Adventista do Paraná (FAP).
(ano da pandemia)
(período da pandemia)
(até setembro)




Número de mulheres que realizaram o Curso de Liderança entre 2024 e 2025:
3.089
Destacamos o Encontro de Coordenadores Distritais que foi organizado pela USB em todos os estados, e que teve a parceria dos Campos. A iniciativa alcançou 95% das coordenadoras em nosso território.
Ministério da Recepção
Foco e Objetivos Cruciais
Baseando-nos na filosofia do Cada Um Salvando Um e no propósito do Ministério da Recepção, no último quinquênio trabalhamos com:
-
Continuar ajudando as nossas igrejas a serem reconhecidas como Igrejas Acolhedoras, por meio dos quatro AS: Amar, Acolher, Atender e Acompanhar as pessoas.
-
Enfatizar, anualmente, uma das frentes do trabalho da equipe na Ação Ritmada: ação semanal, ação mensal, ação trimestral e anual.
-
Capacitar as equipe por meio de treinamentos e pelo Curso de Liderança do Ministério da Recepção.
-
Aumentar o número de coordenadores distritais.
​
Com esses objetivos, foram disponibilizados:
-
Materiais impressos de apoio a líderes e liderados, como a Revista anual da Igreja Acolhedora e o Caderno de trabalho do departamento.
-
Treinamentos com profissionais, abordando temas específicos para o crescimento no bom atendimento.
-
Recursos para os visitantes, como cartão de contato, cartões digitais de “Feliz Sábado”, “Feliz Semana” e “Feliz Aniversário”.
-
Curso de Liderança para o Ministério da Recepção, com aulas em vídeo e PDF e certificado pela FAP.
(ano da pandemia)
(período da pandemia)
(até setembro)
Percentual de distritos com coordenador distrital do Ministério da Recepção:
90%




AFAM
A Área Feminina da Associação Ministerial (AFAM) tem a responsabilidade de apoiar e desenvolver a esposa do pastor e dar suporte a esposa do ancião.
Nos últimos cinco anos, trabalhamos uma proposta denominada “De Todo Coração”, que trouxe ênfases similares as Competências Ministeriais, com o propósito de oferecer as melhores ferramentas para o desenvolvimento de um ministério pleno, completo, equilibrado e permanente.
Esta área não possui um relatório numérico, mas apresenta as estratégias para que o propósito da AFAM seja cumprido em cada uma das cinco ênfases:
-
Crescer - Vida Espiritual e Pessoal
-
Amar - Relacionamento Interpessoal
-
Liderar - Discipular
-
Planejar - Administrar
-
Testemunhar - Missão
​
Estratégias propostas e efetuadas pelos Campos:
-
Autonomia para desenvolver atividades que pudessem atender às ênfases da AFAM, de acordo com as necessidades e realidade de cada Campo.
-
Encontros regionais, presenciais e on-line, realizados de forma mensal ou bimestral, com temas e propostas intencionais.
-
Visitação anual para 100% das aspirantes e 50% das esposas de pastores ordenados.
-
Realização de um concílio anual para as esposas de pastores.
-
Encontros para as aspirantes, cumprindo o programa Currículo das Aspirantes (quatro anos), com temas específicos.
-
Capacitação das esposas de anciãos, dividido por regiões ou em formato geral.
Número atual de esposas de pastores ordenados:
458
Como União, cumprindo a proposta da área, realizamos dois grandes eventos com uma programação específica voltada para o público em questão e convidados especiais. Foram eles:
​
Concílio de Filhos de Obreiros
Tema: The Chosen - CATRE - SC
Participantes: 185 filhos de obreiros (76 meninas, 107 meninos), além da liderança, totalizando 261 pessoas.
Concílio de Casais Ministeriais
Tema: Inseparáveis - Foz do Iguaçu (PR)
Participantes: 656 casais (1.312 pessoas), além de 49 pastores solteiros e convidados especiais.




AFAM SALT
A atuação da AFAM começa ainda antes de as esposas — ou futuras esposas — chegarem aos distritos. A capacitação abrange temas que são organizados em um ciclo de quatro anos, usando diversas estratégias que incluem atividades práticas perfazendo um número anual de 100 a 140 horas.
O conhecimento sobre os principais projetos gerais da Igreja são compartilhados. Porém, talvez o principal aspecto, seja o acompanhamento de perto efetuado pelas esposas dos professores e pastores do Seminário Adventista Latino-Americano (SALT), os quais cuidam das esposas dos teologandos, que são divididas em grupos, para melhor acompanhamento.